quinta-feira, 23 de maio de 2013

A consciência animal

Se pensarmos bem (e, ops, formos conscientes), não é bem bem uma novidade. Mas no ano passado, em Cambridge, uma notícia cientificamente fundamentada explodiu no mundo sancionada com um solene manifesto oficial por parte da comunidade científica: claro que os animais têm consciência, e como!

Deixo uma entrevista interessantíssima com o neurologista Philip Low, através do muito interessante blog Vegetarianismo e Ética.

Não estamos sozinhos na senciência, não estamos sozinhos na consciência.

2 comentários:

Mª de Lourdes disse...

Muito obrigada pela sua visita e pela publicação.

Deixo aqui mais uma ligação importante:

A senciência animal segundo António Damásio

"Estou disposto a acreditar que sempre que o cérebro começa a gerar sentimentos primordiais - e isso poderá acontecer bastante cedo na história evolutiva - os organismos tornam-se sencientes numa forma primitiva. A partir desse momento, poderá vir a desenvolver-se um processo de eu [self] organizado que se acrescenta à mente, garantindo assim o início de mentes mais complexas. Os répteis, por exemplo, merecem esta distinção, as aves mais, e para os mamíferos não há qualquer dúvida"

- António Damásio, O Livro da Consciência, Lisboa, Temas e Debates/Circulo de Leitores, 2010, p.45.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=419540001472533&set=a.419515474808319.96117.155305414562661&type=3&theater

Junte-se a nós no facebook.
Um beijinho

Consciência Vegan - Vegan Conscience disse...

Eu é q muito agradeço a visita e o 1º comentário deste blog, com uma mensagem tão importante e especial para a nossa causa comum.
Facebokar-vos-ei, obrigada!
Beijinhos